quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Caros colegas,

A Comissão da Proposta do Projeto Político Didático-Pedagógico da Reforma Curricular do Curso de Ciências Econômicas da UFSC encerrou seus trabalhos. O resultado, após muitas discussões e contatos com professores da Economia, Pedagogia, Sociologia, Administração, etc., pode ser conferido nas linhas abaixo. O próximo passo é a ASSEMBLÉIA ESTUDANTIL DA ECONOMIA, NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (09/09/08), ÀS 18H, NA SALA 110 (SALA DA 2ª FASE). Lá estabeleceremos a estratégia para discussões em sala de aula, plenárias com os professores, etc.

Leia o projeto, anote suas críticas, leve-as para Assembléia e discuta com seus colegas!

Boa leitura!

2 comentários:

Unknown disse...

Agora é legitimar o projeto com um amplo apoio estudantil e pôr em prática.

Unknown disse...

Olá pessoal,
sou aluna do curso de economia da UFSC e vejo vocês em constantes visitas as salas para divulgar o que está acontecendo. Bem, vim de transferência para a UFSC esse semestre, estudava na UERJ - Estadual do Rio de Janeiro - e lá estava na quinta fase. Cheguei aqui e estou fazendo matérias da segunda e primeira fase. Lá cheguei fiz Introdução a Economia I e II, Teoria Micro I (sendo que esta eu reprovei) e estava fazendo Teoria Macro I quando a entramos em greve. Nisso já estava fazendo o processo de transferência para a UFSC em que a prova é de Macro I e Matemática I. Fiz a prova a primeira vez e não passei, no final do ano passado fiz de novo a prova e passei. Pois bem, ai começou meu problema quanto a validação de disciplinas, a maioria validaram porém Introdução a Micro e Macro não validaram pois alegaram que Introdução Economia I e II serviram apenas para validar Introdução a Economia aqui. E mais, que se eu tivesse passado em Teoria Micro I lá automaticamente eliminaria Introdução a Micro e Macro, sendo que eu tentei validar FEB I e II em que no Rio eu dei as duas em uma só disciplina (FEB) e eles não permitiram pois a carga horária não seria equivalente. Agora eu pergunto: Como que validariam Introdução a Micro e Macro se eu tivesse passado em Micro I? Eles conseguiriam validar as duas com carga horária de uma?
Bem, no meu caso a grade esta completamente embolada como vocês podem ver, tenho medo de optar pela reforma e embolar mais, visto que esse bloqueio por máximo de créditos no período tranca mais as possobilidades de tentar se adequar num período. Sugiro que se for acordado a reforma curricular que seja aberto (coisa que não sei se pode atualmente fazer) o número de créditos para se fazer no período. Pois se a grade de vocês, por exemplo, for aceita terei matérias da primeira fase novamente para fazer e se for aberta o número de créditos não prejudicará ninguém e sim só beneficiará. Ainda mais no meu caso que me formaria ano que vem na UERJ e aqui na UFSC, com a grade atual, terei mais três anos pela frente.
Fica aqui minha sugestão e que tenhamos uma Boa sorte nessa luta.
Parabéns ao pessoal do CALE que está divulgando bastante na maneira de envolver todos nessa luta.