quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A disposição das disciplinas na grade curricular preza pelo debate e pela crítica científica, dando oportunidade ao graduando de acessar as amplas interpretações das teorias econômicas ao mesmo tempo. A grade curricular também conta com módulos de disciplinas com temáticas comuns, com avaliações que perpassam todas as disciplinas do bloco, permitindo ao graduando ao fim de cada módulo, exercitar sua capacidade de síntese ao ser avaliado pelo conjunto de disciplinas. O acadêmico conta ainda com disciplinas optativas fixas, ofertadas regularmente pelo departamento, que dão oportunidade de escolha em duas áreas temáticas. Além disso, as disciplinas optativas complementam a formação do aluno, ao oferecer um espaço para outros cursos de outros departamentos da universidade.

Conforme indicado, a grade curricular é composta por 5 blocos de ensino que serão utilizados no processo de avaliação modular. O primeiro bloco, assinalado pela cor azul, forma o bloco de Economia Política; a cor verde corresponde ao bloco de Economia Brasileira; o bloco de Macroeconomia é assinalado pela cor vermelha; já a cor amarela corresponde ao bloco macroeconomia; e o bloco de Estatística corresponde à cor laranja.

Outro aspecto da nova estrutura curricular se refere às saídas a campo. Durante toda sua formação o estudante de Ciências Econômicas será chamado a confrontar as teorias, métodos e técnicas aprendidos em sala de aula com a realidade brasileira. As saídas a campo são, neste sentido, uma excelente forma de conhecer, in locus, o funcionamento de órgãos governamentais, empresas, organismos financeiros, propriedades agrícolas, além de aspectos históricos da realidade social. As viagens permitirão também a familiarização dos graduandos com seus futuros locais de trabalho e com as atribuições necessárias para o profissional economista.

A importância de tal atividade para a compreensão dos conteúdos discutidos no curso faz com que seja necessária sua incorporação ao currículo de graduação, especificamente às ementas de algumas disciplinas obrigatórias. Além destas, disciplinas optativas poderão propor saídas de campo. Segue no Anexo II a proposta das saídas de campo.
A grade curricular proposta traz ainda as chamadas disciplinas optativas fixas. Estas disciplinas, em número de 8, representam áreas de aprofundamento em questões relevantes para a formação de um economista. Cada graduando terá que obrigatoriamente cursar 4 das 8 disciplinas. Segue no anexo III o sistema de rodízio das disciplinas.

Um outro ponto importante é a divisão da disciplina Monografia em dois semestres. Tal divisão está de acordo com as recomendações da ANGE e possibilita uma maior reflexão acerca do objeto de pesquisa.

3.2.1 Métodos Avaliativos

É imperativo que o acadêmico tenha uma maior capacidade de absorção e reflexão daquilo que estuda. Para tanto, as avaliações devem romper com o ensino de memorização, evoluindo para um de apreensão e reflexão do conteúdo estudado.

Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 2006, que define:

Art. 43º. A educação superior tem por finalidade:

I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

os métodos avaliativos têm por objetivo, além de mensurar o aproveitamento dos estudantes nas disciplinas, desenvolver nos graduandos as habilidades e técnicas necessárias à formação de um profissional capacitado. Quais sejam:

  • capacidade de expressão oral de idéias, conceitos e modelos;
  • capacidade de expressão escrita de idéias, conceitos e modelos;
  • capacidade de reflexão crítica dos conteúdos das disciplinas;
  • capacidade de síntese dos conteúdos das disciplinas;
  • capacidade de relação dos conteúdos das disciplinas com temas atuais, em especial os nacionais e regionais.

O Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina terá seu sistema de avaliação voltado no desenvolvimento qualitativo do graduando ao longo do semestre letivo, de forma que ao final do curso o estudante possa ter uma compreensão crítica dos temas abordados na disciplina e compreensão da importância dos mesmos para seu futuro profissional. Assim, o sistema de avaliação, mais do que mensurar o aproveitamento dos estudantes, deve ser instrumento de acompanhamento e superação das dificuldades dos estudantes ao longo do curso.

De modo a contemplar as definições acima descritas, sugerimos:

  1. as disciplinas dos Blocos Temáticos deverá possuir, obrigatoriamente, avaliações escritas, orais e ensaios críticos;
  • na primeira disciplina do Bloco, serão realizadas 2 (duas) avaliações escritas em sala de aula, 1 (uma) avaliação oral em sala de aula e (1) ensaio de 10.000 (dez mil) caracteres sobre algum aspecto da disciplina;
  • na segunda disciplina do Bloco, serão realizadas 1 (uma) avaliação escritas em sala de aula, 1 (uma) avaliação oral em sala de aula e (1) ensaio de 10.000 (dez mil) caracteres sobre algum aspecto da disciplina;
  • na última disciplina do Bloco, serão realizadas 1 (uma) avaliação oral em sala de aula e (1) artigo científico de 30.000 (trinta mil) caracteres relacionando um tema atual com o conteúdo debatido durante as disciplinas do Bloco, com orientação de um dos professores do bloco;
2. Para as demais disciplinas oferecidas pelo Departamento de Ciências Econômicas, sugere-se que possuam avaliações escritas, orais e de reflexão crítica.

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