quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ANEXO V – Ementa das Disciplinas
I - MATÉRIAS DE FORMAÇÃO GERAL

Análise de Balanço (Departamento Ciências Contábeis)

Cálculo A (Departamento de Matemática)

Estatística (Departamento de Estatística)

Ementa: Estatística descritiva: representação tabular e gráfica; medidas de tendência central e dispersão- Noções de amostragem - Probabilidade: definições e teoremas -.Distribuições de probabilidade - esperança matemática - Variáveis aleatórias discretas e contínuas - Estimação pontual e intervalar - Testes de hipóteses.

Introdução às Ciências Sociais (Departamento de Ciências Sociais)

Instituições de Direito para Economistas (Departamento de Ciências Jurídicas)

Teoria Geral da Administração para Economistas (Departamento de Adm)

Introdução à Economia

Objetivo: Por ser a primeira disciplina com a qual o ingressante do curso entra em contato, a ementa deve abranger os métodos e os objetos das diferentes escolas da ciência econômica. Contudo, o contato com a profissão e os diferentes campos de atuação também devem fazer parte do conteúdo da disciplina, através de saídas a campo. Dessa maneira, o estudante será estimulado teórica e empiricamente nos estudos econômicos desde a primeira fase. Além disso, deve-se problematizar o desempenho recente da economia brasileira, em conformidade com a linha didática do currículo do curso de economia. O programa da disciplina deve apresentar ao estudante o curso que ele acaba de ingressar, seu projeto político didático pedagógico e suas inovações avaliativas.
Ementa: Apresentação do Curso de Economia e a sua Estrutura – Ciência econômica: o objeto que caracteriza e métodos – Método e Objetos das escolas do pensamento econômico – A profissão do economista e seus instrumentos científicos – A problemática recente da economia brasileira – Introdução ao planejamento econômico – introdução a economia de empresas.

Intérpretes do Brasil (Departamento de Ciências Sociais)

Epistemologia e Ética para Economistas

Ementa: Conceito e finalidade da ciência - A ciência e a problemática da compreensão da realidade - A ciência como processo histórico-social - A questão do método científico em ciências econômicas - Ética para economistas.
História Econômica Geral (Departamento de História)


II - FORMAÇÃO TEÓRICO-QUANTITATIVA

Pensamento Clássico I

Ementa: A teoria política como um campo de estudo e pesquisa. A filosofia política, a ciência política e a política. Platão e o problema da ordem ideal. Mythos e Logos, Physis e Nomos no pensamento pré-socrático. Aristóteles e o problema da ordem possível. Os conceitos de liberdade e (des)igualdade dos antigos. Maquiavel: Do Estado racional à "razão de Estado". Hobbes: a relação entre os súditos e o Soberano. As diferencias entre o Estado de Natureza de Hobbes e de Locke. Rosseau: A origem da desigualdade baseada na propriedade. Escolásticos: bases econômicas.


Pensamento Clássico II

Ementas: Mercantilistas e as críticas de Cantillon - Petty - Escola Fisiocrata: Quesnay - Escola clássica: Adam Smith, David Ricardo - A problemática do valor nos clássicos; salários, lucros e renda da terra - Tocqueville e a Democracia

Estatística econômica

Ementa: Números índices - Séries temporais - Medidas de desigualdade - Variáveis aleatórias contínuas unidimensionais - Funções de variáveis aleatórias contínuas - Distribuições uniforme e normal - Outras distribuições importantes (qui-quadrado, T de Student, F de Schnedecor) - Inferência estatística. Estimação - Modelo de regressão linear simples.

Econometria

Ementa: Modelo de regressão linear simples e múltipla - Identificação e correção de problemas relacionados com multicolinearidade, autocorrelação e heterocedasticidade - Séries temporais.

Economia Neoclássica

Ementa: Fundamentos da Teoria Neoclássica. Conceito de Riqueza. Estudos dos Fatores de produção. Noção geral de equilíbrio. Teorias do preço em concorrência pura e monopólio. Estudos das contribuições de:
· Menger
· Jevons
· Walrás
· Marshall
· Wicksell
· Pareto
· Fisher
· Nash

Economia Marxista I

Ementa: Os fundamentos do materialismo histórico e dialético. Os princípios e as leis fundamentais da dialética marxista. O método e o objetivo da economia política marxista. O desenvolvimento da produção capitalista. A mercadoria e a moeda. A transformação do dinheiro em capital. A produção da mais-valia absoluta e relativa. O salário. A acumulação de capital. A acumulação primitiva.

Economia Marxista II

Ementa: O processo de circulação de capital: as metamorfoses do capital e seus ciclos; a rotação do capital; a reprodução e a circulação do capital. O processo global da reprodução capitalista: a transformação da mais-valia em lucro e da taxa de mais-valia em taxa de lucro; a transformação do lucro em lucro médio; a lei da queda tendêncial da taxa de lucro; a transformação do capital mercadoria e do capital dinheiro em capital comercial e capital financeiro.


Teoria Macroeconomia Heterodoxa

Ementa: Teoria da Instabilidade da Economia Capitalista. Keynes e as noções de equilíbrio e instabilidade. Demanda efetiva. Elementos de macroeconomia kaleckiana. Macroeconomia keynesiana. Pôs-keynesianos e a instabilidade em uma economia monetária e financeira.

Teoria Macroeconômica Ortodoxa

Ementa: Mercado de Bens - Mercados Financeiros - Modelo IS – LM - Mercado de Trabalho - Modelos Agregativos - Inflação e Atividade – Crescimento - Economia Aberta.

Teoria Microeconômica

Ementa: Demanda do Consumidor - Oferta do Produtor - Mercados e Tipos de Concorrência- Equilíbrio Geral e Teoria do Bem-estar -Economia da Informação - Teoria dos Jogos.

Economia Matemática

Ementa: Introdução à análise: estrutura matemática e estrutura econômica - Cálculo Diferencial e Integral em R2 e Rn, - Equações Diferenciais e à Diferença - Otimização, aplicações na Economia - Álgebra Linear e Modelos.

Economia Monetária

Ementa: A moeda como produto histórico da riqueza humana - As teorias monetárias e a não neutralidade da moeda - A moeda e as finanças em Marx - Demanda e oferta de moeda - Bancos Centrais e Bancos comerciais – Política Econômica e Macroeconomia - Taxa de juros, inflação, hiperinflação, títulos, ações e papéis da Bolsa de Valores - As finanças internacionais e o modelo de inserção do Brasil no sistema financeiro mundial - Crises financeiras.

Economia Internacional
Ementa: Teorias clássicas do comércio internacional: Adam Smith e David Ricardo - Teoria de Heckscher-Ohlin de comércio internacional - Teoria geral de Krugman e Obstfeld de comércio internacional - Política comercial internacional - Política de integração econômica - Movimento internacional de capitais - Investimento Estrangeiro Direto e transferências unilaterais - Movimento de capitais de curto prazo, especulação financeira e mercado de capitais - Reservas e liquidez internacional - Taxa de câmbio e regimes cambiais.


Setor Público

Ementa: A visão Liberal e Socialista do Estado capitalista- a postura do Estado no desenvolvimento Brasileiro – orçamento público como instrumento de administração – a dívida e o déficit públicos na evolução econômica do país – a política fiscal brasileira como instrumento de política econômica.

Contabilidade Social

Ementa: Contabilidade nacional: definição, cálculo e análise dos agregados macroeconômicos - Inte-relações dos agregados macroeconômicos - Matriz Insumo-Produto e os setores da economia - Balanço de Pagamentos - Gasto e determinação da renda - Consumo, poupança e investimento - Moeda, crédito e taxas de juros - A preferência pela liquidez e seu significado para a economia brasileira atual - Equilíbrio econômico em economias reais - Taxas de juros e taxas de câmbio em economias reais - Crescimento e distribuição de renda - O Sistema de Contas Nacionais do IBGE.

Desenvolvimento Sócio Econômico

Ementa: A questão do desenvolvimento nos autores clássicos de economia – Schumpeter e a Teoria do Desenvolvimento Econômico - Determinantes básicos do desenvolvimento e do subdesenvolvimento - Teorias e modelos de crescimento econômico capitalista nos países desenvolvidos e nos subdesenvolvidos (Economia do Desenvolvimento Clássica, CEPAL, Neo-Marxistas, Teoria da Dependência) - Indicadores econômicos e sociais - Questão ambiental e ecodesenvolvimento.

Economia Regional e Urbana *

Ementa: Espaço e Economia: conceitos básicos e abordagens contemporâneas - Teorias Clássicas da Localização e Teorias do Crescimento Regional e Urbano - O espaço mundial de nossos dias: organização espacial e desenvolvimento regional nos países avançados na atual fase do capitalismo - Urbanização e Economia Urbana - Dialética sócio-espacial e urbanização contemporânea no Brasil - Introdução ao Planejamento Urbano e Regional.

Economia Industrial*

Ementa: Introdução: da crítica à teoria da Concorrência perfeita às teorias de organização industrial - Estruturas de Indústrias - As condições estruturais da produção industrial - A firma industrial: objetivos, organização e capacidades - Teoria do Crescimento da Firma - Formas de concorrência e de crescimento em uma indústria - Política industrial, defesa da concorrência, regulação e política antitruste - Inovação e Estratégia Empresarial no Brasil.

Economia Agrícola *

Ementa: A renda da terra, teoria do valor e formação de preços. Penetração do capitalismo na agricultura: proletarização do campo, subordinação das formas de produção capitalistas ao capital e o processo de industrialização na agricultura. Estrtura Agrária e relações de produção. Renda da operação Agrícola. Formas de intervenção do Estado no setor agropecuário (créditos, preços, incentivos, legislação trabalhista, reforma agrária, etc.).

Economia e Finanças das Empresas*

Ementa: Estrutura e Funcionamento da Empresa – Formas de concentração, tamanho e tipo de empresas – Análise da Empresa no setor e na economia do país – Elaboração Análise e controle orçamentário - Risco e Retorno - Custo de capital - Estrutura de Capital -Teoria de Portfolio (CAPM) - Valor presente do fluxo de caixa descontado - Risco Brasil, Risco de mercado e Risco de crédito - Aplicação de derivativos em valuation (Real Option).

Política e Planejamento Econômico*

Ementa:Introdução e objetivos da Política Econômica - Introdução ao Planejamento Econômico - Histórico das Políticas Econômicas de 1930 a 1970 - A política econômica após 1980 - Políticas públicas de caráter setorial (Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior; Política Regional e Urbana; Estrutura e Planejamento).
Elaboração e Análise de Projetos*

Ementas: Introdução (tipos e conceitos de Projeto, Conceitos de projetos) -Estudo do Mercado - Engenharia do Projeto - Tamanho e localização do Projeto - Aspectos Legais e Administrativos -Investimentos, custos e receitas –Financiamentos -Modelos para redação de Projetos ou Planos de Negócios.

Análise de Investimentos*

Ementa: Fundamentos básicos da análise de investimentos – critérios de escolha e tomada de decisão – análise custo benefício – equivalência financeira – valor presente - valor futuro – série uniforme de pagamentos – análise e seleção de investimentos – “pay-back”- taxa mínima de atratividade – taxa interna de retorno – depreciação – Análise e sensibilidade de riscos – Viabilidade Financeira de Empreendimentos.

Mercados de Capitais *

Ementa: Conceito do Mercado de Capitais – Mercado Financeiro – Instituições do Mercado de Capitais – Investimento no Mercado de Capitais – Mercado de Ações – Sistema Financeiro Nacional – Sociedade Anônimas - Análise e acompanhamento dos mercados de capitais (derivativos e mercados futuros) - Operações de renda fixa e seus instrumentos – Estudos de Casos.

III - FORMAÇÃO HISTÓRICA

Formação Econômica do Brasil I

Ementa: As diferentes fases e interpretações da formação da economia brasileira. O modelo de inserção do Brasil às metrópoles coloniais e o sentido da colonização. O sistema colonial e a escravidão. A emergência do trabalho assalariado. As orignes do desenvolvimento industrial brasileiro.

Formação Econômica do Brasil II

Ementa: Crise da economia agroexportadora - O Processo de Industrialização – Estrutura do estado de 30/45 – Internacionalização da Economia Brasileira e estruturação de um novo padrão de acumulação de capital - O Plano de Metas e a Industrialização Pesada - . Inflação, Estagnação e Ruptura - Estabilização e Reforma no regime Militar -. A Retomada do Crescimento e as Distorções do “Milagre” - A Desaceleração e o II Plano Nacional de Desenvolvimento.

Economia Brasileira Contemporânea
Ementa: O processo econômico/financeiro dos anos 70/80 – As contradições internacionais e nacionais da crise - Tentativas de Estabilização e Reestruturação Produtiva – Finanças Públicas e Contas Nacionais - Crise e recuperação dos anos de 1990 – Reforma do Estado e crises financeiras: impactos no Brasil – Análise Conjuntural.

Evolução do Pensamento Econômico
Ementa: Aristóteles e Modo de Produção Escravocrata Clássico - Os autores escolásticos e o mundo medieval: o surgimento de uma teoria econômica - Mercantilismo e Metalismo - Os autores fisiocratas e a importância do Tableau Economique - A Economia Política Clássica em Adam Smith e David Ricardo - A Crítica à Economia Política Clássica em Marx e Engels - Os autores neoclássicos e o tema do equilíbrio geral e parcial da economia à luz do marginalismo e do utilitarismo - Keynes e Schumpeter: a crítica ao equilíbrio estático da economia através das transformações do capitalism - Monetarismo e estruturalismo - O atual debate na Economia Política.

Técnica de Pesquisa
Ementa: Técnicas e tópicos de elaboração de projetos e trabalhos científicos - Técnicas e normas de formatação de pesquisa - Normas da ABNT para elaboração, apresentação e formatação de artigos e trabalhos científicos - Elaboração do projeto que virá a ser a monografia (trabalho de diplomação e conclusão do curso).

2 comentários:

aluno disse...

A questao dos metodos avaliativos creio que precisa ser mais discutida.A parte que nao utiliza a prova em algumas materias eu nao concordo creio que alguma prova tem que ser feita,nao apenas avaliaçao oral e escrita.
E tambem creio que nem todas as materias necessitam de avaliaçao oral ou escrita obrigatoriamente, creio que deve ficar a cargo do professor escolher.
E finalmente a parte das materias e saidas a campo estao bem melhores que o sistema atual.
abraço

Unknown disse...

Enquanto membro da comissão que elaborou a proposta, creio que posso responder as suas indagações. O processo avaliativo citado foi amplamente discutido na assembléia, e talvez precise ser melhor elucidado na proposta. O professor, juntamente com a classe, deve ponderar as etapas avaliatas conforme o caso. Isso foi uma das preocupações do projeto e constará na parte final.

abrs.