quinta-feira, 4 de setembro de 2008

2.3 Outras finalidades do Curso

Além do perfil do formando, o curso de ciências econômicas deve apontar outras finalidades complementares ao ensino de graduação. Atividades de pesquisa e extensão garantem uma formação complementar e integral aos estudantes, além de permitir uma atuação orientada em práticas políticas e sociais. O curso de ciências econômicas institucionalmente deve:

a) Garantir o acesso dos graduandos em projetos de pesquisas sócio-econômicas. Em temas como: Economia Industrial, Mercado de Trabalho, Economia da América Latina, Economia Monetária Internacional, Economia Solidária, Economia Catarinense e outras temáticas oportunas e ligadas a economia brasileira.

b) Promover debates e discussões sobre os problemas econômicos brasileiros e locais, interagindo com outras instituições sociais, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e organizações não-governamentais. Eventos marcados pela integração chefia do departamento, corpo docente e estudantes.

c) Desenvolver o acompanhamento conjuntural, mediante informativo analítico mensal que possibilite o espaço de estudantes e professores expressarem seus pontos de vista a acerca da economia brasileira.

d) Disponibilizar como extensão, Cursos Livres, Seminários Temáticos, Grupos temáticos e Laboratórios de Pesquisa.

e) Por meio de uma comissão de assuntos pedagógicos, revisar constantemente o ensino dado em sala de aula, ouvindo reclamações e sugestões. Divulgar publicamente a avaliação dos professores e as medidas a serem tomadas dados os seus resultados.

f) Promover saídas a campo integradas à estrutura curricular, organizadas pelo Departamento do curso de Ciências Econômicas.

g) Elaborar um sítio na internet que contenha as principais informações divulgadas na imprensa especializada relacionadas à temática do curso de ciências econômicas,

h) Fornecer um curso de metodologia e práticas pedagógicas para os professores que necessitam. O curso permite aos professores: 1) um recurso para reverem seus métodos de ensino; 2) espaço para reflexão e preparação tendo em vista as novas atividades promovidas pelo PPDP.

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