quinta-feira, 4 de setembro de 2008

3. CONTEÚDO E GRADE CURRICULAR

3.1 Conteúdo Curricular

O Curso deverá apresentar disciplinas e respectivos conteúdos programáticos voltados ao desenvolvimento das habilidades acima descritas, de maneira a conduzir o graduado em Ciências Econômicas ao perfil desejado. Atualmente essas disciplinas estão agrupadas em blocos, em conformidade com a Res. 95/2007 da Câmara de Educação Superior.

O conteúdo curricular é o instrumento mais efetivo para uma aproximação da linha política de um PPDP. As disciplinas, seu conteúdo e a disposição foram propostas para que graduação seja realizada minimizando as fricções entre as disciplinas, ao mesmo tempo em que procura um estudo plural e eqüitativo entre as escolas de pensamento. Seguindo a classificação da ANGE, as disciplinas estão dispostas em três grandes categorias: 1) Matérias de Formação Geral; 2) Matérias de Formação Teórico-Quantitativa; 3) Formação Histórica; e 4) Metodológicas.
As matérias assinaladas por um asterisco correspondem a uma inovação trazida a esse novo currículo: são chamadas de Optativas Fixas. Estas buscam complementar e aprofundar o estudo obtido das disciplinas obrigatórias e foram dispostas em dois grupos: o primeiro composto por: Economia regional e Urbana, Economia Industrial, Economia Agrícola e Política e Planejamento Econômico; e o segundo composto pelas disciplinas Análise e Elaboração de Projetos, Mercado de Capitais, Economia de Empresas e Análise de investimentos. No item 3.2 detalharemos melhor o esquema e a posição dessas matérias na nova Grade Curricular.

Antes de apresentar as matérias, ressalta-se que a busca por disciplinas integradas e dinâmicas somente pode ser atingida quando as ementas destas disciplinas forem seguidas por completo. As ementas garantem que, independente das circunstâncias sob as quais a disciplina será ministrada, o conteúdo e a integração das disciplinas serão mantidos. Segue no Anexo I as ementas das disciplinas. A proposta de ementa se encontra no Anexo V.

Nenhum comentário: