quinta-feira, 4 de setembro de 2008

I – INTRODUÇÃO

"Os programas universitários deverão ser integrados com os projetos estatais de planejamento e implantação de uma economia autônoma, de ampliação da participação social, e de preparação de corpos de administradores, gestores, planificadores, cooperativistas, contabilistas, economistas, no número e nas modalidades requeridas capazes de dar efetividade aos novos rumos da política econômica e social" (Darcy Ribeiro)


A preocupação central deste Projeto Político Didático Pedagógico (PPDP) é incrementar substancialmente as práticas político-didático-pedagógicas de ensino e melhorias acadêmicas do curso de bacharelado em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Se assim definida, esta proposta busca superar as limitações do currículo vigente, cúmplice de um estudo altamente descolado daquilo que se espera de uma Universidade.

Na qualidade de instrumento, este projeto assevera sua natureza construtiva delineando duas esferas primordiais de operacionalização: 1) O sistema inovador de Avaliação Modular como resposta às deficiências no ensino baseado em disciplinas isoladas e avaliações fragmentadas, sendo um instrumento pedagógico ancorado nos preceitos de flexibilização e pluralismo metodológico; 2) Como proposta política, coloca-se a busca de uma nova interatividade entre professores, alunos e a comunidade nos mais diversos setores do convívio social e de pesquisa científica. Esta inserção do acadêmico gesta um novo modelo pedagógico que permite ao estudante aferir os anseios da sociedade.

Para tanto, a atual proposta do Projeto Político Didático Pedagógico (PPDP) apresenta, além dessa introdução, mais três seções: uma destinada a delinear a linha política sob a qual o curso se edifica; outra mostrando a grade curricular e o currículo de ensino; por último se apresenta os anexos, com os detalhamentos de cada proposta.

Nesta introdução, torna-se necessário salientar as bases que fundamentam este Projeto, a saber:

O Parecer CNE-CES95-2007 que instituiu a nova Resolução para os Cursos de Graduação em Ciências Econômicas, em substituição a Resolução CNE/CES n.º7 de 29 de março de 2006, e delineia os parâmetros de todos os cursos de Ciências Econômicas do país. Nele constam aspectos que vão desde os conteúdos curriculares até o sistema de avaliação, numa sintonia que estabelecerá ao fim de todo o processo o perfil do estudante egresso como um profissional de formação generalista, humanística, crítica e reflexiva.

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